quarta-feira, 29 de abril de 2009

La ciudad y los agujeros negros

Caminar al azar é a expressao em castelhano para andar sem rumo, a esmo. Significa o mesmo, mas diz mais que sua equivalente em portugues. Nao é apenas o fato de andar sem direcao, mas também e principalmente sem um propósito claro, sem saber o que pode acontecer. Dessa forma caminhei sozinho por uma cidade desconhecida de um país desconhecido. Nao sabia o que esperar e até o fim do dia nao sabia o que dizer. Já de noite, reparei que as estrelas têm uma cor diferente. Sao azuladas, quase todas.

As coisas ao redor comecavam a fazer algum sentido. Em outra caminhada, sozinho, percebi-me em meio a várias pessoas que também estavam sozinhas. Cada um de nós, um ao lado do outro, com sua solidao plácida e contemplativa. Senti-me menos sozinho. Agora, eu tinha a companhia da solidao dos outros e isso me reconfortou. Súbito, percebi minhas primeiras impressoes.

Para entender a cidade, converti-me em um buraco negro. Nada saia de mim, tudo que eu estava habilitado a fazer era absorver a energia ao meu redor. Pouco a pouco, as sensacoes comecaram a refluir. Pude perceber que o dia também tem uma cor diferente, apesar de ser a mesma.

Nenhum comentário: